HEAVEN IS A PLACE ON EARTH | PORTO

O Porto é sem dúvida uma das cidades que mais anseio explorar. É uma das primeiras viagens que quero fazer, mesmo antes de ir lá para fora. É um dos paraísos de Portugal e tenho a certeza que vai ser uma viagem que vou adorar, quando esta se realizar. Hoje vim mostrar-vos alguns dos sítios que quero visitar. O Porto tem tanto para ver! Claro que para além daquilo que há para ver, também há muitas coisas para experimentar, como uma francesinha, ou o vinho do porto. Clássicos, mas que quero muito provar. 
    
A Ribeira... Um sítio perfeito para um passeio ao final do dia. Quero tanto percorrer esta zona e sentar-me ao pé do rio e relaxar. O sítio perfeito para isso. 

Há muitos miradouros no Porto mas sem dúvida este é o que mais me desperta interesse. Com uma vista maravilhosa, este é o Miradouro da Pérgola. Sítio perfeito para descansar durante um passeio ou uma corrida! A arquitectura deste miradouro é também muito bonita e interessante. 

A Avenida dos Aliados está no coração da cidade e é de uma beleza extraordinária. Toda a arquitectura que se pode ver nesta rua é fascinante. Sem dúvida um dos sítios obrigatórios a visitar quando for ao Porto. 

Para quem gosta de compras, this is the place to be. A Rua de Santa Carina é  a principal rua de comércio no Porto, com lojas como FNAC, Zara, H&M, Intimissimi.... Um sítio de passagem obrigatório também. 

A Cidade Antiga


A Muralha Fernandina é tão bonita! Tendo em conta que sou de Évora, este tipo de vestígios medievais são maravilhosos e se os adoro na minha cidade, com certeza que também vou adorar no Porto. Um pedaço de história que quero muito observar. 

A Sé do Porto é um monumento que me desperta muito interesse. É uma construção dos séculos XII e XIII, de estrutura romano-gótica e um edifício imponente e de uma beleza extraordinária. Um dos monumentos que quero mais visitar. 

O Palácio do Freixo também captou a minha atenção. Este edifício do século XVIII é um monumento nacional que se enquadra no estilo barroco. Este monumento tem frescos no anterior (que, sem dúvida, anseio muito observar) e jardins muito bonitos com vista sobre o rio. Anseio muito visitar este monumento lindíssimo. 

Dois sítios que também quero imenso visitar: a Casa de Almeida Garrett e a Torre dos Clérigos. O primeiro pelo simbolismo, por aquilo que foi a obra de Almeida Garrett e por o quão importante foi o seu papel para a literatura portuguesa. O segundo porque é um monumento de grande interesse, do século XVIII que apresenta também um estilo barroco. Uma curiosidade: o arquitecto responsável por esta obra, Nicolau Nasoni, também construiu o Palácio do Freixo.  


A Igreja de São Francisco é uma igreja gótica localizada no Centro Histórico do Porto. O seu exterior é interessante, mas é o seu interior que é magnífico. A sua talha dourada barroca do século XVIII deixa toda a gente maravilhada. Um sítio incrível. 

Sítios Extraordinários

A Estação de São Bento tem um interior tão belo! Embelezada com azulejos do século XX, estes retratam cenas históricas como a Conquista de Ceuta, o Torneio de Arcos de Valdevez e até mesmo a apresentação de Egas Moniz com os filhos ao Rei Afonso VII de Leão e Castela, no Século XII. Também tem um friso colorido no átrio que diz respeito à história dos transportes em Portugal. 

Mas.... o sítio que mais quero visitar é a Livraria Lello. Especialmente porque este foi um sítio de inspiração para Harry Potter, a minha saga favorita de todos os tempos! Um interior extraordinário, do qual quero percorrer cada milímetro. E porque se trata de uma livraria ainda me interessa mais. Quero absorver este espaço e tudo aquilo que representa!

Na Rua de Santa Catarina não há apenas lojas. Há este café maravilhoso também, que quero muito visitar. Para além de ser considerado um dos cafés mais bonitos do mundo, este foi um sítio pelo qual passaram muitas pessoas distintas, sendo que mais tarde foi um ponto de encontro entre os artistas e pessoas associadas à cultura da cidade. Um sítio majestoso. 


Arquitectura Fascinante 


A Casa da Música do Porto é um sítio com uma arquitectura fascinante e que quero muito visitar, porque tem a ver com música e eu interesso-me muito por tudo o que envolve música. É um sítio onde se realizam espectáculos de música mas também presta serviços educativos como workshops e formações em música. Tem um restaurante e é possível fazer visitar guiadas. Tem ainda um terraço maravilhoso ao qual quero muito aceder. 

A arquitectura do Edifício da Vodafone é simplesmente maravilhosa! Da autoria dos arquitectos José António Barbosa e Pedro Guimarães, este edifício ganhou várias distinções mas também gerou muita controvérsia. É, na minha opinião, um edifício extraordinário! 


Inspira, expira

Natureza... Já me conhecem e sabem que fico maravilhada com tudo o que envolve a natureza e espaços verdes. Na imagem acima podemos ver a Fundação de Serralves. É, a par da Livraria Lello, o que mais anseio visitar no Porto. O Jardim e a Casa de Serralves são de uma beleza extraordinária. O sítio perfeito para ler um livro, estar com os amigos ou simplesmente relaxar.

Por fim, o Jardim do Palácio de Cristal. Tem uma geometria muito interessante e é muito agradável à vista! Um sítio que quero muito visitar pela sua beleza única e especial. 

E vocês? Já visitaram o Porto? Quais foram os pontos altos da vossa viagem? E se são de lá, o que recomendam para outros visitarem?

Sem comentários:

Enviar um comentário